Veja as dicas para conservar seus móveis em MDF e aumente a durabilidade deles!

Com diferentes estilos e acabamentos, o MDF tem se popularizado e ganhado a preferência dos brasileiros em móveis planejados. Eles aliam beleza, funcionalidade e preço acessível. No entanto, todo cuidado é pouco para mantê-los sempre novinhos. A designer de interiores Fernanda Siqueira, de Florianópolis – SC, dá as dicas para cuidar dos seus móveis planejados com acabamento em MDF.

Dicas de conservação e manutenção do MDF 

  • Manter sempre limpo, com pano úmido sem utilizar de materiais abrasivos.
  • Evitar a umidade.
  • Protegerdo sol direto, se possível com cortina.
  • Evitar o contato com produtos de difícil remoção.

 

Manutenção de Móvies - Coplan

 

Planejados para cozinha

Para fazer na sua casa, a designer dá dicas de materiais que podem ser usados na cozinha. Não basta ficar bonito, a decoração tem que ser prática! A cozinha permite uso de MDP, laca, vidro, MDF também pode, mas não deve encostar no chão pois não pode receber umidade.

Para projetar armários de cozinha na sua casa e dar a otimização adequada no preparo de alimentos, veja algumas dicas valiosas:

 

  • Pense no movimento diário no espaço, na chegada do supermercado, imagine o trajeto de guardar os alimentos, até a retirada deles para o preparo e, por fim, até servi-los à mesa, isso otimiza a funcionalidade.
  • Nas áreas onde houver contato com a água é recomendável utilizar granito na bancada e não mármore, esse último é mais poroso.
  • Nas paredes próximas à bancada opte pela cerâmica ou mesmo o granito que compõem bem com a base no mesmo material.
  • Projete espaço para colocar temperos sempre à mão.
  • Espaços para panos de prato e itens de limpeza como esponja, detergente, tudo tem que ser planejado para estar próximo.

 

Planejados para a sala 

Não existe o melhor material e, sim, o mais adequado para cada perfil. Por isso, um bom planejamento do que a estante vai comportar e pesquisa fará com que encontre o material mais adequado para sua futura função. Por exemplo, se a estante for comportar pequenos objetos o material não precisa ser tão reforçado e, com certeza, sairá mais em conta.

 

Manutenção de Móvies - Coplan

 

A designer orienta que para montar uma estante planejada em casa, o mais importante é levantar as principais prioridades e tipos de peças do ambiente a serem organizadas. A estante vai receber só os eletrodomésticos? O que vai ficar exposto? Antes de projetar, planeje o que a estante vai comportar: objetos grandes, pequenos? Use a criatividade!

Sabendo o que poderá ser exposto ou não, pode-se tirar proveito destes objetos na decoração, como livros, copos, até mesmo louças. Já as peças que exigem mais espaço poderão ser armazenadas em caixas, nichos e gavetas. No final fica tudo organizado e lindo! 

 

Texto: Thaís Luquesi/Colaboradora

Fonte: http://revistacasalinda.uol.com.br/dica-do-decorador/cuidados-e-manutencao-dos-moveis-planejados/

Publicado em Blog Por

Cesar